3 Importantes Atitudes para Jovens Engenheiros Estruturais

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Uma das maiores conquistas do século XX foi que a expectativa de vida média quase dobrou desde 1900, quando as pessoas raras vezes passaram a idade de 50 anos. No entanto, agora temos um envelhecimento da população, que está reformando a infraestrutura e aumentando a demanda de gerações mais jovens de engenheiros estruturais. Neste vídeo vou compartilhar três dicas principais, na minha opinião, para engenheiros estruturais em desenvolvimento.

De acordo com um relatório do National Institute of Aging nos EUA, houve um aumento significativo de expectativa de vida que significa em aproximadamente três meses adicionais de vida em recém-nascidos com cada ano que passa. Isso significa que aqueles que nasceram em 2017 viverão, em média, um ano mais do que aqueles que nasceram em 2013.
Muitos engenheiros de estruturas experientes se aproximam da aposentadoria, e os jovens engenheiros começam a assumir mais responsabilidade no local de trabalho. Com pouca experiência, eles podem se sentir sobrecarregados com a pressão e os altos padrões esperados na profissão.

3 atitudes que os jovens engenheiros estruturais podem tomar no início de suas carreiras para maximizar sua eficácia pessoal e aumentar suas perspectivas.

1 – Seu Curriculum Online

Embora a rede de contatos tenha sido uma ferramenta valiosa por muitos anos, os engenheiros mais jovens agora estão armados com plataformas de redes sociais como o LinkedIn, permitindo que eles se encaixem de forma mais eficaz do que as gerações anteriores.

Você deve preparar seu curriculum para enviar para potenciais empregadores e estar preparado para se conectar no LinkedIn. Uma maneira efetiva de gerenciar isso é mantê-lo conectado em um rascunho de e-mail ou salvo em uma unidade de nuvem, como google drive ou o dropbox.No brasil existe a opção de elaborar na Plataforma Lattes, que é a integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações.

Se você ainda não o fez, crie um perfil do LinkedIn, escreva uma breve introdução, publique as atualizações e promova sua rede profissional. Não ainda ter muito conhecimento e vários certificados, se ninguém está te vendo.

 

2 – Os softwares estão mais acessíveis

Os softwares de engenharia estrutural são usados para garantir que os projetos sejam práticos, seguros e compatíveis com os regulamentos relevantes, bem como para analisar e testar de forma prática a capacidade de carga das estruturas. No entanto, o software usado em cada setor de engenharia estrutural pode variar.

Os jovens engenheiros estruturais devem garantir que estejam familiarizados com os principais programas do mercado. O problema é que, muitos programas tradicionais exigem licenças caras, historicamente o acesso a programas de cálculo poderosos sempre foi limitado a estudantes.

Felizmente, os desenvolvimentos recentes na computação em nuvem trouxeram o poder de acesso através de um modelo de assinatura mais barato, que basta uma conexão com a internet para ativar as licenças. Isso faz com que você possa adquiri-los ainda em começo de carreira.

 

3 – Encontre sua paixão!

Encontrar um nicho da indústria que desperte seu interesse é uma das coisas mais importantes que um jovem engenheiro estrutural pode fazer. Use seu tempo na Universidade para experimentar diferentes projetos e passatempos em uma variedade de setores antes de escolher um setor que mais lhe agrada.

No começo você pode optar por estruturas simples de concreto armado ou metálicas, mais com o tempo se apaixonar por outras estruturas especiais, foque na caminhada com dedicação. A Jornada é mais importante que o Destino!

Enquanto uma expectativa de vida mais longa significa que a idade média da aposentadoria está aumentando e as gerações mais jovens podem trabalhar mais, o primeiro passo para a carreira é muitas vezes o mais difícil. Seja como parte de uma empresa de infra-estrutura ou como engenheiro de projetos freelance, engenheiros estruturais que consideram essas três atitudes base, podem tornar seu caminho mais fácil.

 

Sucesso, até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *