9 Estratégias para uma carreira de Projetista Estrutural BEM-SUCEDIDA # A 8ª é a minha preferida!

Tempo de leitura: 2 minutos

  1. Fique atento as oportunidades durante o curso de graduação, é importante que participe dos minicursos, congressos e todos os eventos que aparecer, com isso você vai saber se realmente quer seguir a carreira de  projetista de estruturas.
  2. Fique atualizado com o mercado, os cursos de reciclagem abrem portas para obtenção de novas experiencias, permite o contato com outras pessoas da sua especialidade que tem crédito no mercado. As vezes é interessante ver como outros profissionais estão aplicando a teoria na pratica.
  3. Falando em ter contato com outros profissionais, trocar experiencias e conhecer outras linhas de pensamento estimula você a raciocinar um problema de forma diferente e ter ideias que podem gerar inovação para o seu negócio,e uma dica de ouro: Leia sempre artigos e livros sobre gestão e produtividade.
  4. Uma forma de gerar valor para seu escritório é entregar um projeto com qualidade e sempre superior as expectativas do seu cliente, isso gera um ato de espanto e satisfação. Realize um questionamento na negociação para identificar as necessidades do projeto, para ser especificado na contratação e o projeto sair do jeitinho que o cliente quer.
  5. Ter um planejamento das atividades com metas claras, estar em um ambiente organizado e usar um software produtivo, faz com que você tenha acesso fácil à informações confiáveis, sem perder a atenção no atendimento aos clientes, que são a chave para a sua marca e crescimento profissional.
  6. Uma estratégia para subir o nível do seu portfólio, é a assumir projetos desafiadores e terceirizar uma parte específica do projeto, que você não tenha domínio, isso faz com que seu portfólio tenha mais valor, além de tudo, você adquire novos conhecimentos.
  7. É importante ter várias formas de divulgar seu trabalho, hoje em dia a internet é uma canal essencial, esteja atento as ferramentas de marketing, que podem ser usadas, para valorizar sua imagem pessoal e de sua empresa, se for o caso. Essa é uma oportunidade de mostrar para o cliente que seu serviço não é um custo e sim um ótimo investimento.
  8. Se você ainda é estagiário, fique sempre atento as conversas dos engenheiros mais experientes, isso faz com que você consiga ligar os pontos da teria com a pratica. E mais uma dica de ouro: aprenda usar um software de projeto estrutural o mais rápido possível, uma hora vão perguntar se você já sabe.
  9. Existem alguns softwares para o desenvolvimento de projetos estruturais, como o Cypecad, o Eberick e o TQS, que são os mais usados hoje no Brasil. Se você quiser começar a se destacar no mercado e sair na frente, comece a fazer cursos, hoje mesmo!

Bons estudos, até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *